A Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Júlio de Carvalho na pessoa do Sr. Diretor Fco Igor M. M. Bezerra agradece a colaboração dos gestores, professores, alunos e funcionários pela adesão ao Projeto Jovem de Futuro que trará inúmeros benefícios para a Escola nos próximos 3 anos.
ENTENDA O PROJETO JOVEM DE FUTURO
Trata-se de uma ação concebida pelo Instituto Unibanco, e desenvolvida em parceria com governos,
para escolas públicas de Ensino Médio, com o objetivo de aumentar o desempenho escolar dos alunos e
diminuir os índices de evasão. Para atingir esses objetivos, as escolas participantes recebem apoio
técnico e financeiro para a concepção, implantação e avaliação de um Plano de Melhoria de Qualidade,
com duração de três anos, ou seja, o ciclo das três séries do Ensino Médio.
As escolas públicas participantes recebem apoio técnico para a elaboração de um plano estratégico,
utilizando a metodologia do Marco Lógico, assistência técnica para uma “gestão para resultados” e R$100,00
(cem reais) por aluno do Ensino Médio/ ano, para a implantação desse plano. Em contrapartida,
comprometem-se a melhorar substancialmente o desempenho de seus alunos no SAEB -
Sistema de Avaliação da Educação Básica – na 3ª série do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e
em Matemática e a diminuir seus índices de evasão.
Essas escolas têm autonomia para decidir sobre prioridades na alocação dos recursos -
já que a comunidade escolar deve ser a protagonista das transformações que considera necessárias -
desde que priorizem estratégias de incentivo a professores (fundo de apoio a projetos pedagógicos,
capacitação, premiação por frequência e rendimento dos alunos), incentivos para alunos
(programa de monitoria, fundo para atividades, premiação por desempenho, fundo
para necessidades especiais, acesso à cultura) ou melhoria da infraestrutura.
O Projeto Jovem de Futuro: Melhoria da Qualidade do Ensino Médio baseia-se no princípio de que
um pequeno investimento de recursos técnicos e financeiros, colocado à disposição de qualquer
escola pública, o qual respeite a autonomia e o protagonismo da comunidade escolar,
pode trazer um impacto significativo nos resultados, desde que esteja direcionado para que a
comunidade escolar se mobilize em torno de metas e estratégias pactuadas; reforce a gestão
para resultados e ofereça incentivos para professores e alunos.
São os seguintes os princípios e premissas do Projeto Jovem de Futuro:
I. Melhorar as condições humanas e materiais do ambiente escolar traz resultados positivos aos estudantes.
II. Todas as partes integrantes da unidade escolar devem estar envolvidas em torno do objetivo comum de transformar a realidade da escola.
III. Envolvimento e compromisso da comunidade escolar se conquistam com motivação.
IV. Indivíduos motivados são causas geradoras de transformação social.
I. Melhorar as condições humanas e materiais do ambiente escolar traz resultados positivos aos estudantes.
II. Todas as partes integrantes da unidade escolar devem estar envolvidas em torno do objetivo comum de transformar a realidade da escola.
III. Envolvimento e compromisso da comunidade escolar se conquistam com motivação.
IV. Indivíduos motivados são causas geradoras de transformação social.
• incentivos para professores, tais como premiação por pontualidade e
assiduidade, acesso à capacitação, fundos para projetos pedagógicos;
• incentivos para alunos, como bolsas-monitoria, fundos para desenvolvimento de projetos/atividades, premiação por desempenho e , acesso a atividades culturais;
• melhorias no ambiente físico, por meio da aquisição de equipamentos, novos recursos didáticos, materiais pedagógicos e pela realização de pequenos reparos
• incentivos para alunos, como bolsas-monitoria, fundos para desenvolvimento de projetos/atividades, premiação por desempenho e , acesso a atividades culturais;
• melhorias no ambiente físico, por meio da aquisição de equipamentos, novos recursos didáticos, materiais pedagógicos e pela realização de pequenos reparos
A melhoria da qualidade da escola e do ensino depende de um processo que garanta a autonomia da comunidade
escolar (direção, professores, alunos e pais) na identificação dos fatores que interferem nos resultados de
sua ação educativa, além da concepção, implantação e avaliação de um Plano Estratégico de Melhoria de Qualidade.
O Projeto Jovem de Futuro também parte do pressuposto de que cada escola apresenta especificidades que devem ser
apuradas e respeitadas, ou seja, que cada escola apresenta necessidades específicas, relacionadas ao clima escolar
ou ao apoio e desenvolvimento de projetos pedagógicos. Considerando a pluralidade de circunstâncias das escolas,
e as múltiplas dificuldades que encontram, o Projeto prevê a cuidadosa elaboração de um Plano Estratégico de
Melhoria de Qualidade, cujo sucesso dependerá de uma análise preliminar e minuciosa das condições e deficiências
de cada escola, passo necessário para a imaginação e a realização das soluções adequadas.
Metas
• reduzir em 40% os índices de evasão/abandono escolar, desta etapa de escolaridade;
• aumentar a média da escola, do Ensino Médio em, no mínimo, 25 pontos;
• diminuir em 50% o percentual de alunos no padrão de desempenho “Baixo“, nas disciplinas avaliadas.
• aumentar a média da escola, do Ensino Médio em, no mínimo, 25 pontos;
• diminuir em 50% o percentual de alunos no padrão de desempenho “Baixo“, nas disciplinas avaliadas.
Como consequência, o projeto tem ainda como meta a melhoria do IDEB – Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica - das escolas envolvidas. Nesse passo, vale lembrar que o IDEB é constituído
por indicadores de rendimento e fluxo escolar, em harmonia com as metas fundamentais do Projeto
Jovem do Futuro.
Sabemos que essas metas, mensuráveis através de indicadores, só serão alcançadas por uma mudança mais
ampla, e para melhor, de toda a escola. Por isso, o Projeto Jovem do Futuro abriga ainda a ambição de:
(a)fomentar a melhoria do clima escolar, no que se refere ao respeito, solidariedade,
disciplina e diminuição da violência;
(b)oferecer condições para a melhoria da formação e das condições de trabalho dos profissionais da escola;
(c)promover uma cultura de avaliação como instrumento de aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem;
(d)apoiar a gestão participativa e guiada por resultados;
(e)contribuir para a melhoria do ambiente físico escolar com relação a instalações e equipamentos.
Fonte: http://www.jovemdefuturo.caedufjf.net/jovemdefuturo-inst/login.faces